21 de outubro de 2009

Davi - Rei de Israel

Introdução.

Ola queridos, Paz de Cristo a todos que contribuem com este blog.
Apresentaremos a vocë,um breve relato que diz respeito a vida do Rei Davi. O homem segundo o coração de Deus, espero que gostem da leitura

Davi era pastor de ovelhas (2 Sm 7:8), o nome de seu pai era Jessé (Rt 4:22; 1 Sm 16:18) e tinha um gentil aspecto (1 Sm 17:42); ou seja, historiadores afirmam que sua aparência era franzina e desprezível.

Ainda assim protegia seu rebanho contra investidas de leões e ursos (1 Sm 17:36). Deus o escolheu para ser rei sobre Israel (1 Sm 16:1). Entretanto somente reinou sobre Israel após a morte de Saul. Ou seja, Davi reinou de fato sobre Israel 7(sete) anos após o seu chamado por Deus (2 Sm 5:5).

Antes de ser elevado ao trono, experimentou momentos amargos em sua vida. Davi fugia constantemente de Saul, que sem motivo aparente, desejava matá-lo (1 Sm 19:1-2). Durante seu momento de fuga conheceu a escória da sociedade e liderou grupos de excluídos, endividados, ladrões, salteadores e subversivos (1 Sm 22:2). Saul demonstrava muito ódio por Davi (1 Sm 18:15), pois o povo amava mais a Davi do que Saul (1 Sm 18:6-7, 16; 21:11) devido aos êxitos alcançados por Davi em suas batalhas.

Antes da perseguição de Saul, Davi se propusera a enfrentar o gigante Golias (1 Sm 17:49-50). Até então Davi não imaginava que sua seqüência de êxitos afetaria tanto os sentimentos de Saul que até entregou sua filha Mical para casar com Davi (1 Sm 18:20-21), esta não teve filhos até o dia da sua morte (2 Sm 6:23).

Davi conhecia e confiava tanto no Senhor que não saía para suas batalhas sem antes consultá-Lo (1 Sm 5:19; 23:4; 2 Cr 18:7). Foi o único rei a tomar Jerusalém (Jebus), a grande fortaleza dos jebuseus (1 Cr 11:5) e lá se estabeleceu.

Sentia-se à-vontade na presença do Senhor: dançava com toda sua força (2 Sm 6:14), mesmo debaixo da reprovação da sua esposa Mical (1 Cr 15:29). Louvava e era construtor dos próprios instrumentos que utilizava para louvar ao Senhor. Conseguiu construir 4.000 (quatro mil) instrumentos para os levitas louvarem ao Senhor segundo seu próprio relato (1 Cr 23:5).

Apesar do conhecimento que detinha acerca do Senhor, pecava como qualquer outra pessoa. Certa feita, num momento de ociosidade, armou cilada contra a vida de um subordinado seu (Urias), pois se apaixonou por sua mulher (Bete-Seba) e cometeu adultério. Alheio ao perigo e ao fato, Deus enviou o profeta Nata até a sua presença para “acorda-lo” e conscientiza-lo sobre a sua transgressão (2 Sm 12:1-7).

Aqui estava a virtude de Davi. Quebrantava-se e se humilhava diante do Senhor. Por isso tinha Davi um coração segundo o coração do Senhor (At 13:22). Davi arrependia-se dos seus pecados. Era essa a grande diferença entre Davi e Saul.

Ao final do seu reinado, reinou 7 anos em Hebrom e 33 anos sobre todo o Israel totalizando 40 anos de reinado, Deus deu descanso a Israel, pois Davi vencera a todos os seus adversários ao redor (1 Rs 5:3-4).

Infelizmente, Satanás alimentou a soberba no coração de Davi (1 Cr 21:1) e este fez um censo. Ou seja, numerou o povo. A ira de Deus se acendeu contra Davi e contra todo o Israel. Davi foi avisado pelo comandante geral do seu exército, Joabe, de que o seu gesto era um erro (1 Cr 21:2).

Deus executou um juízo sobre Israel por causa do erro de Davi. Davi, conhecedor das misericórdias do Senhor, intercedeu em favor do povo alegando que somente ele errara, mas o povo não era culpado. Deus ouviu a Davi, mesmo debaixo do juízo e deu-lhe o direito de escolher entre 3(três) sentenças (1 Cr 21:11-12).

Veja que Davi intercedeu pelo povo, pois sabia que o Senhor é rico em misericórdias (1 Sm 21:13). As lições mais dramáticas que um homem pode receber vem de Deus; entretanto, o Senhor é misericordioso.

Assim o Anjo do Senhor ordenou que Davi levantasse um Altar. Ele recusou o material do sacrifício doado por Ornão, o jebuseu (1 Cr 21:23-24). Entendia que somente ele errou, somente ele deveria pagar por isso.

A EXPLICAÇÃO PARA O JUÍZO SOBRE DAVI:
Davi era pastor de ovelhas e não há nada de errado em um pastor contar o seu rebanho. Contudo, após Davi vencer todos os seus adversários Satanás sugeriu que ele olhasse para si mesmo (1 Cr 21:1), para sua grandeza e não para Deus.

A vaidade é uma forma de idolatria, portanto um Altar Alternativo. Deus amava Davi e o corrigiu com Seus próprios métodos que são inquestionáveis.

Ordenou que abdicasse do seu Altar Alternativo e olhasse para O DEUS VIVO através do ALTAR VERDADEIRO.


NOTA:
Muitos de nós estamos levantando Altares Alternativos hoje. Esses altares são construídos com os instrumentos da vaidade, doutrinas erradas e diabólicas, omissões, mentiras, ganância e avareza.

Informações extraidas do site abaixo.
http://assembleia-peniel.vilabol.uol.com.br/Biografias/Davi/Davi.htm
Pr. Ronaldo Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário