23 de maio de 2009

Coisas sacrificadas aos Ídolos


Texto: "As coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus.
E não quero que sejais participantes com os demônios" ( I Co 10.20)
O que é Idolatria ? Será que este assunto é importante para a Igreja de Cristo aqui na terra ?
Idolatria: Culto prestado a Ídolos.

De acordo com Champlin; Idolatria: "...em um sentido mais lato, pode indicar a veneração ou adoração a qualquer objeto, pessoa, instituição, ambição, etc., que tome o lugar de Deus, ou que lhe diminua a honra que lhe devemos" (Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, Vol 3, pág.206).

Introdução :
Corinto era uma importante cidade da Grécia, e a capital da província romana Acaia. Sua geográfia privilegiada favorecia o comercio, a cultura , os esportes e as religiões pagãs. Em Corinto havia muitos templos dedicados ao deuses greco-romanos.
Dentre eles, se destacava o de Afrodite, localizado no topo de Acrocorinto,tendo mais de mil sacerdotisas que se dedicavam à prostituição religiosa .
Se Roma era a capital política do mundo, Atenas a capital cultural, Corinto era a capital do pecado. Paulo então chega nesta cidade de estrangeiros, de escravos, comerciária e promiscua com uma interrogação, como começar a evangelizar em um lugar assim depois de um fracasso em Atenas?

Carne sacrificada:
No Antigo Testamento. (Dt 32. 16,17)
Diversas passagens biblicas relacionam o Ídolo aos Dêmonios e o culto idolatra ao culto diabolico.

O Apostolo Paulo adverte a igreja de Corinto para não se envolver com a Idolatria. Como o povo de Isarel no deserto. Naqueles dias, os judeus desviados ofereceram sacrifícios, aos demônios , prostituiram-se e comeram da carne sacrificada aos ídolos ( I Co 10.7,8)
O cristão também não deve participar de festividades e atos que cultuam os "santos" "os guias" e ídolos demoníacos. Assim como Daniel , Assim como Daniel, deve o crente rejeitar irrevogavelmente o manjar oferecido aso ídolos ( Dn 1.8,9)

É muito comum ver evangélicos participando de Festas Juninas, e até mesmo denominações evangélicas realizando festas juninas travestidas de outros nomes. Esquecem-se estes irmãos que, desde o Velho Testamento Deus estabeleceu festas específicas para o Seu povo, as quais caracterizavam a aliança entre Deus e Seu povo. A Palavra de Deus nos chama de "nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus" (1 Pd 2.9). De acordo com o apóstolo Paulo, uma festa idólatra envolve as seguintes práticas: comida, bebida, imoralidade, cobiça. (1 Cor 10), daí Paulo concluir: "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (1 Cor 10.31).