11 de abril de 2009

Contraste entre a sabedoria humana e a divina

Sabedoria Humana (Tg 3.13-16)
  1. Baseado no conhecimento parcial terrestre
  2. Produz orgulho
  3. Produz inveja
  4. Produz ambição egoista
  5. Produz desordem
  6. Não espirutal, do Diabo
  7. Produz toda sorte de práticas ruins

Sabedoria Divina (Tg 1.5;3.17,18)

  1. Baseado no conhecimento infinito celestial
  2. Produz humildade
  3. Produz imparcialidade
  4. Pacifíca, submissa
  5. Pura, cheia de misericórdia
  6. Produz considerações para com os outros
  7. Produz frutos
  8. Reflexão

    "A cruz é um símbolo da obra redentora de Cristo, mediante sua morte substitutiva no Calvário."

























Educar Cristão: Corínto - Uma Igreja Fervorosa, mas não Espiritual

Educar Cristão: Corínto - Uma Igreja Fervorosa, mas não Espiritual

10 de abril de 2009

A Superioridade da Mensagem da Cruz








A ORIGEM DIVINA DO EVANGELHO



1. O EVANGELHO NÃO É RESULTADO DE SABEDORIA HUMANA

• É a proclamação da sabedoria divina - I Co 2.1 E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Mt 10.14 E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés. • É a proclamação da reconciliação divina - ICo 2.2 Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. Rm 5.11 E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.• É a proclamação do testemunho divino - I Co 2.3 E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. I Jo 5.9 Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou.

2. O EVANGELHO NÃO É MENSAGEM DE PERSUAÇÃO HUMANA

• A mensagem vem pelo poder do Espírito Santo – I Co 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; Hb 4.2 Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.• O convencimento vem pelo poder do Espírito Santo - I Co 2.5 Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. Zc 4.6 E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.• A compreensão vem pelo poder do Espírito Santo - I Co 2.6 Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; Ef 5.17 Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.


3. O EVANGELHO NÃO É REVELAÇÃO DE INTERPRETAÇÃO HUMANA• Sua revelação vem pela palavra de Deus - I Co 2.7 Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; Ef 3.9 E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;• Sua revelação vem pelo propósito de Deus - I Co 2.8 A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. Lc 10.21 Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.• Sua revelação vem pela vontade de Deus - I Co 2.9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. I Co 2.10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.Obs: os esboços são elaborados exclusivamente pelos textos bíblicos da lição.


Pr Adilson Guilhermel - Mestre em Teologia


8 de abril de 2009

Corínto - Uma Igreja Fervorosa, mas não Espiritual









Introdução





Os dois livros do NT intitulados “Coríntios”foram escritos pelo grande missionário Paulo. Ele compôs essas cartas para os crentes em Corinto uma das maiores cidades do Império Romano, um centro urbano próspero, mas muito corrupto. Por volta do ano 50 d.C., Paulo Chegou a essa cidade tão necessitada. Passou logo a pregar aos judeus a mensagem de que Jesus era o Messias, mas a maioria rejeitou. Foi entre os gentios que Paulo ganhou maior parte dos novos convertidos. Ele organizou uma igreja e permaneceu algum tempo na cidade, ensinando aos novos crentes a Palavra de Deus. Após sua partida surgiram sérios problemas.