10 de abril de 2009

A Superioridade da Mensagem da Cruz








A ORIGEM DIVINA DO EVANGELHO



1. O EVANGELHO NÃO É RESULTADO DE SABEDORIA HUMANA

• É a proclamação da sabedoria divina - I Co 2.1 E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Mt 10.14 E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés. • É a proclamação da reconciliação divina - ICo 2.2 Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. Rm 5.11 E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.• É a proclamação do testemunho divino - I Co 2.3 E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. I Jo 5.9 Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou.

2. O EVANGELHO NÃO É MENSAGEM DE PERSUAÇÃO HUMANA

• A mensagem vem pelo poder do Espírito Santo – I Co 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; Hb 4.2 Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.• O convencimento vem pelo poder do Espírito Santo - I Co 2.5 Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. Zc 4.6 E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.• A compreensão vem pelo poder do Espírito Santo - I Co 2.6 Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; Ef 5.17 Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.


3. O EVANGELHO NÃO É REVELAÇÃO DE INTERPRETAÇÃO HUMANA• Sua revelação vem pela palavra de Deus - I Co 2.7 Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; Ef 3.9 E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;• Sua revelação vem pelo propósito de Deus - I Co 2.8 A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. Lc 10.21 Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.• Sua revelação vem pela vontade de Deus - I Co 2.9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. I Co 2.10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.Obs: os esboços são elaborados exclusivamente pelos textos bíblicos da lição.


Pr Adilson Guilhermel - Mestre em Teologia


Um comentário:

  1. /blogblogs.com.br/blog/ensinadorcristao-blogspot-com
    acessa esse site.abraços

    ResponderExcluir