16 de maio de 2009

Considerações acerca do casamento

Introdução
Texto:
"Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem macula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará" (Hb 13.4).

Leitura diária

Segunda- 1 Co 7.39- O Casamento deve ser no Senhor

Terça- 2Co 6.14-18- Deus condena os casamentos mistos.

Quarta- Gn 2.24- O Casamento torna o homem e a mulher "uma so carne"

Quinta- Mt 19.26- O Casamento deve ser indissolúvel

Sexta- Mt 5.27,28- O Casamento é uma salvaguarda contra a imoralidade

Sábado- Hb 13.4- O Casamento deve ser Puro.

Havia dúvidas entre os crentes de Corinto sobre o casamento e o relacionamento familiar em geral. Foi então que eles resolveram escrever ao apóstolo Paulo a fim de esclarecerem sobre esses assuntos.

O CRISTÃO E O CASAMENTO

1. O CASAMENTO E SEUS PRINCÍPIOS

• O celibato não é um dogma e sim uma questão pessoal – I Co 7.1 Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher• A fornicação não é uma regra e sim um questão imoral – I Co 7.2 Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.• A sexualidade não é um favor e sim uma questão devida – I Co 7.3 O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.

2. O CASAMENTO E SEUS DEVERES

• O direito de um casal deve ser recíproco - I Co 7.4 A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.• A abstinência de um casal deve ser combinada - I Co 7.5a… Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração;• A separação de um casal deve ter brevidade - I Co 7.5b…e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência

3. O CASAMENTO E SEUS PROBLEMAS

• Assumir esse compromisso requer reflexão - I Co 7.7 Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra. • Envolve lucidez para lidar com dissensões - É uma decisão que requer fidelidade - I Co 7.10 Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. • Questões litigiosas não podem ficar pendentes - I Co 7.11 Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.

Casamento

Instituição divina que tem por objetivo a união entre um homem e uma mulher.