21 de abril de 2009

Despenseiros dos Mistérios de Deus



Despenseiros dos Mistérios de Deus

Introdução
Quem são os verdadeiros ministros de Cristo segundo a Bíblia? Como identificá-los? Quais são as suas qualidades? Qual é a sua missão?
Diante disto vamos tentar enterdem de onde vem o termo ministro e como Paulo destacou o papel do obreiro cristão.
Paulo ao destacar o papel do obreiro cristão, emprega dois vocábulos: "ministro" ( hypēretēs ) e "despenseiro" (oikonomos). O primeiro refere-se ao remador de um navio da época, que remava abaixo da linha da superfície. Seu trabalho era volumoso, pesado e sempre sob as ordens de um chefe. A lição aqui comunicada é de subordinação aos superiores, trabalho e humildade. O segundo diz repeito a um servo administrador de uma casa ou propriedade. É a lição da fidelidade, capacidade e responsabilidade.

"Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos ministérios de Deus" (1 Co 4.1)

Leitura Diária

Segunda-I Co 3.9

Os ministros da palavra são cooperadores de Deus
Terça-2 Co 8.23

Os ministros da palavra sao embaixadores de Deus
Quarta-Fl 3.17

Os ministros da palavra devem ser exemplos em tudo
Quinta-2 Tm-3.17

Os ministros da palavra devem buscar a perfeição
Sexta-2 Tm-2.15

Os ministros da palavra devem ser aprovados
Sábado- I Ts 2.19,20

Os ministros da palavra e seus frutos

Meditação
Sejamos, pois fiéis no desempenho do labor que Deus nos dispõe e no emprego daquilo que nos confia- o evangelho , os talentos, nosso tempo, as finanças, as oportunidades e qualquer coisa que tivermos a nossa disposição. Almejemos recusar qualquer tentação de culturar a nossa própria glória. Desejemos edificar com presteza a Igreja de Cristo para a glória de Deus, sendo dignos de exemplo para os demais.
Aceitemos humildemente a exortação de Paulo em Romanos 13.12,14: "A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia, nao em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências"
Oremos pois a Deus para que Ele, esteja abençoando os ministros da palavra.
Senhor, faze-nos servos fiéis !
Lições Bíblicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário