Introdução
A
expressão Israel de Deus, em Gl 6.16, divide a opinião dos estudiosos. Há os
que acreditam que Paulo refere-se à Igreja, deduzindo que esta suplantou por
completo a Israel nos projetos de Deus. Por outro lado, outros defendem que o
apóstolo faz alusão de fato, a Israel, e que a Igreja entrou no Plano da
Salvação até que Deus cumpra seus propósitos com o Povo da Promessa.
I – Conceito Da Palavra Igreja
“A palavra “igreja”, no grego, ekklesia, significa “chamados para
fora”. Originalmente, os cidadãos de uma cidade que eram chamados mediante o
toque de uma trombeta, que os convocava para se reunirem como assembléia em
determinado local, a fim de tratarem de assuntos comunitários. Da mesma forma,
a Igreja é um grupo de pessoas chamadas para fora do mundo, para formar um povo
seleto, especial, pertencer a Deus e serví-lo” (I Pe 2.9,10; I Ts 1.9).
(Cabral, 2007, p. 5)
II– Qual A Natureza Da Igreja
Como um organismo vivo, a Igreja de Cristo possui uma natureza e/ou
essência. A palavra de Deus nos mostra características dessa natureza.
Citaremos algumas:
· A igreja é
universal e local.
A igreja universal ou invisível é o conjunto de todos os salvos em
Cristo. É citada no Novo Testamento no singular - “igreja” nos textos de (At
20.28; I Co 12.28; Ef 1.22; 5.27 I Tm 3.15; Hb 12.23). Já a igreja local se
trata da reuniãos dos fiéis em um local específico. A Bíblia emprega o plural
“igrejas”, a fim de referir-se às igrejas locais (At 9.31; 16.5; Rm 16.4;
16.19; II Co 8.1; Gl 1.2).
· A igreja é una.
Apesar da igreja ser composta de vários membros (povos, tribos, línguas
e nações), sua unidade tanto local como universal é retratada perfeitamente na
figura de um corpo, pelo apóstolo Paulo (I Co 12.12,13; 27).
· A igreja é santa.
Como vimos acima, a igreja é um povo “chamado para fora”. Isto diz
respeito a separação que a igreja deve ter em relação ao mundo. Jesus Cristo,
seu arquiteto, a santificou pelo seu sangue (Ef. 1.7;I Jo 1.7), por sua Palavra
(Jo 17.17/Ef 5.26) e pelo seu Espírito (Tt 3.5/Rm 8.1).
· A igreja é
apostólica.
A igreja de Cristo está fundamentada
nos seus ensinos, repassados pelos seus santos apóstolos – este é o seu
fundamento (Ef 2.20). O apóstolo Paulo reconhecia este sólido ensinamento como
único, ao ponto de alegar que se algum dos apóstolos ou até mesmo um anjo do
céu pregasse outro evangelho, deveria ser considerado maldito (Gl 1.8,9).
III-Prosperidade
Verdadeira Da Igreja
Uma igreja
verdadeiramente próspera é semelhante à igreja de Filadélfia, para qual o
Senhor Jesus lhe dirigiu uma carta (Ap. 3.7-13). Ela sabe que Cristo conhece as
suas obras, pois não nega o Seu nome através das ações (Ap. 3.8). Mesmo se
encontrando ao redor de uma sinagoga de Satanás, não se deixa contaminar pelos
benefícios mundanos (Ap. 2.9; 3.9), antes permanecer fieis à palavra,
perseverante na doutrina, por isso será guardada na hora da provação (Ap.
3.10). Satanás é o enganador, e tem ludibriado muitas igrejas com suas
propostas mundanas, resistidas por Cristo no monte da tentação (Mt. 4.1-11).
Quando o Senhor vier arrebatar a Sua igreja, muitas daquelas agremiações
religiosas que se dizem cristãs, mas que não se alicerçam na Palavra, antes
seguem os anseios do mundo, ficarão para trás (II Ts. 2.9-12) A igreja
verdadeira, entretanto, será levada para estar com Cristo, retirada do mundo
por Deus antes da Tribulação (Jo. 14.1-3; I Ts. 4.13-18; I Co. 15.50-57). As
“igrejas” da Teologia da Ganância já receberam seus galardões, tendo em vista
que investem apenas no reino temporal. Mas a igreja verdadeiramente próspera
colherá seus frutos na eternidade (Ap. 3.12). As “igrejas” pseudopentecostais
se assemelham à igreja de Laodiceia, que também recebeu uma carta de Cristo
(Ap. 3.14-22). As obras dessa igreja são conhecidas, pois nem são frias nem
quentes, sem caráter ou identidade cristã, por isso será vomitada da boca do
Senhor (Ap. 3.15,16). Instalada em uma cidade financeiramente próspera, a
igreja de Laodicéia dispunha de uma medicina considerada avançada para a época,
e da manufatura de roupas de lã, mesmo assim, Jesus a ela se dirige como pobre,
cega, miserável e nua. Aconselha que essa compre, dEle, ouro refinado no fogo,
roupas brancas para cobrir as vergonhas, e colírio para ungir os olhos e poder
enxergar (Ap. 3.15-17).
IV-A
Igreja e sua Missão
1. Adoração. Em
sua primeira epístola aos Coríntios, Paulo dá diretrizes acerca de como deve
ser o culto cristão (1 Co 14.26). Entre outras instruções, ele diz: “cada um de
vós tem salmo”. Salmo aqui é uma referência ao hinário da Igreja Primitiva,
embora saibamos que havia também expressões espontâneas de louvores e cânticos
espirituais entre os primeiros crentes (Ef 5.19; Cl 3.16). A essência do culto
cristão, portanto, é a adoração.
2. Instrução e
edificação. No mesmo texto de 1 Coríntios 14.26, o
apóstolo também diz que “cada um de vós tem [...] doutrina”. A palavra grega didaché,
traduzida aqui como doutrina, é uma referência à instrução que era ministrada
aos crentes através da exposição da Palavra de Deus. Toda igreja
verdadeiramente bíblica necessita da exposição das Sagradas Escrituras. Pedro
exorta aos crentes a desejarem ardentemente o genuíno leite espiritual capaz de
dar crescimento para a salvação (1 Pe 2.2). É por isso que a igreja em
Antioquia possuía mestres (At 13.1). O próprio Deus colocou-os na Igreja,
visando o pleno desenvolvimento dos santos (Ef 4.11,12).
Paulo afirma que o propósito
disso tudo é a edificação da Igreja (1 Co 14.3,26). Outro aspecto a ser
observado é que, embora a Escritura mostre o lado comunal da Igreja Primitiva,
o Novo Testamento não é avesso aos bens materiais desde que estes sejam usados
para a glória de Deus, para a expansão de seu Reino e para o socorro dos mais
necessitados (At 4.32-35). O exemplo de Barnabé é bastante significativo (At
4.36-37).
3. Proclamação. Uma
igreja adoradora, instruída na Palavra e verdadeiramente próspera, tem como
foco principal a proclamação do Evangelho de Cristo. A missão da Igreja é
colocar em prática a Grande Comissão (Mt 28.19). Fomos chamados para sermos
proclamadores das boas novas do Reino de Deus (1 Pe 2.9). Uma igreja que não
prega e não evangeliza está longe de ser realmente próspera, por mais rica que
seja.
ü A Igreja tem como missão a adoração, a instrução, a edificação
e a proclamação
Conclusão
A Igreja é o “Israel de Deus” e, como tal, tem a missão de representá-lo
nessa terra. O importante não é apenas ser abençoado, mas ter plena comunhão
com o Abençoador. Isso significa fazer parte do corpo místico de Cristo que é a
sua Igreja. Celebremos o fato de sermos o Israel de Deus, mas não nos
esqueçamos das responsabilidades que isso também nos traz. A igreja realmente
próspera é aquela que cumpre plenamente a missão que nos confiou o Senhor
Jesus.
Fontes
Lições Bíblicas Cpad
2012 1 Trimestre
Bíblia Sagrada de
Estudo Pentecostal
A lição bíblica CPAD sugere ainda as seguintes bibliografias: DAMIÃO,
Valdemir. A Igreja no Século XXI. 1
ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008
RICHARDS, Lawrence O. Comentário do Novo Testamento. 1. ed. Rio de
Janeiro: CPAD,2007
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